Embaixada de Portugal na Noruega

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Especificidades

Residir na Noruega

Os cidadãos portugueses que pretendam residir na Noruega têm de registar-se nos serviços centrais de Oslo, Stavanger e Kirkenes, ou no posto de Polícia da localidade onde residem. Consulte aqui.

Estudar na Noruega

Os cidadãos interessados em frequentar uma instituição de ensino norueguesa devem começar por visitar o portal eletónico study in Norway.

Clique aqui e obtenha informações sobre o sistema de ensino norueguês e a vida na Noruega.

De uma forma geral, o prazo de candidatura para os estudantes estrangeiros decorre entre 1 de dezembro e 15 de março para cursos que começam em agosto. Não obstante, algumas universidades têm os seus próprios prazos e muitas requerem “pré-qualificações”, que poderão acontecer mais cedo que as datas referidas. Desta forma, é importante ressaltar que para a obtenção de formulários e de informações sobre prazos de candidatura, os interessados devem contactar cada universidade individualmente. 
Quanto a requisitos mais específicos para cidadãos estrangeiros, aconselha-se a leitura da GSU-list, veja aqui.

Relativamente a programas de mestrado cada universidade tem os seus próprios requisitos aconselhando-se a visita das respetivas páginas eletrónicas.

Por fim, para obter informações em relação a pedidos de apoio financeiro e sobre o empréstimo concedido pelo fundo do Estado Norueguês, faça clique aqui.

Animais de Estimação

Se pretende viajar com o seu animal de estimação para a Noruega, (cães, gatos e furões) precisa passaporte europeu para animais de companhia.

Enquanto cidadão europeu, pode viajar livremente com o seu gato, cão ou furão, desde tenha um passaporte europeu para animais de companhia . O passaporte pode ser emitido por qualquer veterinário habilitado e deve conter dados comprovativos de vacinação contra a raiva. Consulte toda a informação aqui e ainda aqui